Tradições

quinta-feira, 10 de junho de 2010



Por ser a única festa de comunidade as pessoas siam em destino à comunidade(região) de Crispinópolis,em procissão com adores de seus padroeiros.Em especial uma comunidade vizinha chamada Imbaúba por também ser seu padroeiro São Roque,as pessoas seguiam em romaria à comunidade(região) de Crispinópolis cantando hinos de louvores à São Roque.As pessoas da comunidade(região) de Crispinópolis ficavam anciosos de saber que a comunidade vizinha estaria seguindo ao seu encontro.Homens, mulheres, e crianças faziam grupos e iam encontrar à procissão que estaria indo à Crispinópolis.Depois da comunidade fazer orações como as de São Roque, retornavam-se à sua comunidade de origem.Em Crispinópolis era montada uma feira livre com comidas típicas como bancas de legúmes, animais, enfeites artesanais como cestos, panelas e potes de barro, e coufes(carga de animais) e etc.

Read more...

Recordações



Naquela Época, as pessoas mais idosas tinham uma grande fé em São Roque passando por dificuldades com à seca de 1960-1961, que arrasou à região por falta de água e vegetação para os animais.As pessoas, se manifestavam reunindo-se todos em procissões de fé pedindo à São Roque a intercessão por chuva à sua comunidade(região).Naquela Época, pessoas com posses vendo a fé das pessoas doou um grande terreno para as famílias que decidiram erguer uma comunidade.As pessoas sem perder sua fé em São Roque, passou por mais uma dificuldade que foi uma lépra que estava passando pela comunidade(região).Ergueram uma capela em homenagem à São Roque por ser o protetor da peste(lepra).Por ser à única Capela da comunidade pessoas e comunidades vizinhas comecaram a participar de grandes missas em louvor à São Roque.

Read more...

Sobre Crispinópolis-Ba

Crispinópolis um dos municipios da cidade de tanquinho habita mais de 200 familias que tem como renda de sobrevivencia a agricultura e o artezanato, na comunidade é realizada a festa de seu padroeiro São Roque que em 10 dias de festa é homenageado com novenas procissões e apresentações culturais como samba de roda, o bumba-meu-boi, desfiles de cavalgada e etc...
Alem dessas manifestações culturais é apresentada as comidas tipicas da região, o tradicional mingal de São Roque, bolos tipicos como o de milho e etc... Durante a festa é realizado tabem leilões com diverssas doações em pró a festa do padroeiro uma forma de contribuir com as despezas da festa, no ultimo dia do novenário que é sempre dia 16 de agosto o dia de São Roque realiza-se a festa solene com missa de encerramento da festa seguida com procissão e queima de fogos, logo após a missa as pessoas festeja com um maravilhoso forró e outros.

Read more...

Cidade de Tanquinho-Ba

Sua população estimada em 2008 era de 7842 habitantes. Fica a cerca de 146 km do município de Salvador e em torno de apenas 36 km do município de Feira de Santana. Tem como principal via de acesso, a BR 324, partindo de Feira de Santana ou de Riachão do Jacuípe, pela direção contrária e a BA-411, uma outra via que tem como próximos os municípios de Candeal a 19 km e Ichu a 30 km.

Tanquinho é muito almejada por pessoas que apreciam turismo ecológico, dos diversos morros e colinas que compõem seu território, o Monte da Emancipação, nome que lhe foi batizado quando da emancipação política do município em 1958, situado às margens da rodovia BR-324 é, sem dúvida, a mais bela elevação rochosa do seu reduto.

O minadouro é um manacial de água potável que historicamente foi o responsável pelo nome do município é outra beleza natural, constituída de um verdadeiro tanque em estruturas rústicas que faz minar água do solo rochoso da região.Veja sua Localização Abaixo.


Read more...

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP